A residência oficial do primeiro ministro “abre” esta tarde aos cidadãos, através da Internet.
Tradicionalmente no dia no dia 25 de abril, o primeiro ministro abre ao público as portas do Palacete de São Bento para a “celebração do 25 de abril, a grande festa da democracia”.
Este ano a tradição mantém-se mas de forma adaptada as circunstancias causadas pela pandemia da covid-19 pelo que será possível entrar em São Bento, sem sair da sua casa.
António Costa lançou o desafio aos diretores artísticos dos Teatros Nacionais de São Carlos, São João e D. Maria II, e à diretora artística da Companhia Nacional de Bailado, convidando-os a pensarem numa proposta de celebração inovadora para plataformas online, que os portugueses pudessem assistir em casa.
O programa das celebrações do 46º aniversário do 25 de abril é o seguinte:
15h30 – Mensagem do Primeiro Ministro
15h35 – Visita guiada à mostra: “Design em São Bento”
16h00 – Visita à mostra “Arte em São Bento”
16h30 – “Agora que não podemos estar juntos”
A obra “Agora Que Não Podemos Estar Juntos” evoca a memória e os testemunhos reais de resistentes e combatentes, mulheres e homens, que deram tudo de si na luta pela liberdade, contra a ditadura. Esta obra, em grande parte gravada nos jardins da Residência Oficial do Primeiro-Ministro, foi criada especificamente para as comemorações do 25 de abril em 2020.
O programa poderá ser acompanhado nas diversas plataformas online do Governo (Facebook, Portal do Governo, Twitter, LiberdApp).